Início Geral ANDRÉ LUSO: Um advogado que escolheu como filosofia profissional o empreendedorismo

ANDRÉ LUSO: Um advogado que escolheu como filosofia profissional o empreendedorismo

100
0
André Luso um advogado de sucesso empreendedorismo na advocacia
André Luso um advogado de sucesso empreendedorismo na advocacia
Está programado para o dia 28 deste mês, em Porto Velho, o evento Conexão Jurídica, idealizado pelo advogado, especialista em Carreira de Advogados, André Luso, em parceria com Escola Superior de Advogados de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasi

Advogado e empreendedor. Especialista em comportamento humano e MINDSET. Atua hoje como Consultor e Mentor de Advogados e Empresários. CEO e fundador do AdvogadosdeSucesso.com e Idealizador do maior evento de Empreendedorismo para Advogados, o CONEXÃO JURÍDICA.

Em entrevista ao site ORondoniense descortinamos um pouco do ousado advogado empreendedor:

ORondoniense: Quem é carioca André Luso?

ANDRÉ LUSO: Essa é uma pergunta que dá até um livro, rssssss. Vou resumir aqui com vocês. Bom, sou o Pai da Manuela (7), Bruna (21) e do Pedro(11), sou divorciado e, eles hoje são minha inspiração para continuar fazendo o que faço. Minha primeira formação foi em Educação Física e logo em seguida eu cursei Direito. No início eu buscava concurso público, mas após alguns anos na estrada eu fui me apaixonando pela advocacia. Desde a época da Faculdade eu já era empreendedor. E foi em 2011 que eu realmente decidi entrar no mundo dos negócios de corpo e alma. Antes desse período eu já empreendia, mas como um curioso. Eu já ganhava entre 2006 e 2011 uma boa remuneração pelos negócios que fazia, mas nada aqui era formalizado. Eu prestava muita consultoria na área jurídica e fitness.

Hoje eu vivo no Rio de Janeiro, sou realmente um carioca nato. A praia está em meu DNA, eu costumo dizer isso. Venho viajando pelo Brasil e, preciso estar em contato com o mar, sempre.

ORondoniense: Como conheceu Rondônia?

ANDRÉ LUSO: em 2016 eu fui convidado por um amigo para participar como palestrante de um evento sobre  empreendedorismo. O evento foi um sucesso e muitas portas se abriram ali. O poder das conexões nos leva para outro patamar em nossa vida profissional e pessoal. Após 2016, eu fechei alguns contratos de consultoria com escritórios jurídicos e empresários locais. De lá pra cá não parou, outros eventos no Estado aconteceram, e com isso passei a contribuir com o empreendedorismo do Estado também.

ORondoniense: Qual a diferença entre ser um advogado e ser o advogado de sucesso?

ANDRÉ LUSO: Vamos falar aqui de equilíbrio. Eu venho sempre batendo nessa tecla de que devemos estar sempre buscando o equilíbrio em nossa vida: Saúde, espiritualidade, lazer, família, amigos, intelecto, carreira, finanças. Como se sua vida fosse uma roda onde consta todas essas situações, e é preciso fazer essa roda girar.

Em um mundo onde todos desejam obter sucesso é necessário que compreendamos a diferença do advogado que realiza para o advogado que apenas deseja, mas pouco alcança. Eu os classifico em “advogados medianos” e “advogados de sucesso”; no primeiro caso temos profissionais que não tem objetivos claros, não traça metas, é acomodado, teme seguir em frente, faz “corpo mole”, não escuta as pessoas, vive se queixando, conta com a sorte, é indisciplinado, não se compromete, não busca aprender coisas novas e é mal agradecido; já o outro sabe exatamente o que deseja alcançar, traça metas ousadas, mexe-se o tempo inteiro, segue firme nos seus projetos, se fortalece a cada dia, ouve as pessoas mais experientes, não perde tempo com lamentações, faz a sorte acontecer preparando-se, usa disciplina com maestria, é comprometido com seu sucesso, é fascinado por seu aprendizado e sabe agradecer por suas conquistas.

 

Observe a grande diferença do advogado que realmente faz a sua vida acontecer daquele que apenas vive por viver, trabalha por trabalhar.

O advogado de sucesso persegue seus objetivos com muita determinação e clareza do que se deseja alcançar, enquanto que o advogado mediano se contenta com o que tem ou se lamenta o tempo todo da vida.

Posso lhe dizer que já fui um mediano e hoje eu vivo me policiando para não voltar a ser. Nossa mente é preguiçosa e quer fazer sempre o mais fácil.

Sejamos então, advogado de sucesso, façamos a nossa parte.

ORondoniense: Quem para você é um exemplo de advogado de sucesso?

ANDRÉ LUSO: Mais uma vez eu volto na roda da vida, voltamos ao equilíbrio. Eu me considero um advogado de sucesso hoje. Eu gostaria de falar de muitos outros colegas aqui. Vou citar apenas um hoje, quem admiro bastante e acompanho a trajetória dele. O Professor e Dr. Aniello Miranda Aufiero, tem uma história que é encantadora. O caminho percorrido por ele, não foi fácil. As pessoas têm o costume de achar que tudo é fácil em nossa jornada. O que foi construído hoje pelo Dr. Aufiero foi trabalho de muito suor, uma vida empreendedora. Se os colegas acham que será fácil construir uma carreira de sucesso, estão enganados. Acreditem que será de muito trabalho, que em alguns momentos irão pagar o preço pelo sucesso, digo pagar o preço no sentido de abrir mão de muita coisa. É por aí.

ORondoniense: Como o empreendedorismo pode ajudar um jurista a desempenhar melhor o seu trabalho?

ANDRÉ LUSO: A importância do empreendedorismo e seu papel no atual cenário econômico e social são inquestionáveis. O empreendedor tem características ímpares que conseguem transformar todo o ambiente ao seu redor.

Antigamente, imaginávamos que pessoas empreendedoras já nasciam com esse dom, mas hoje sabemos que as características podem ser adquiridas com capacitação adequada. Eu chamo isso de ciclo do sucesso e, falo em cada detalhe dentro da conexão jurídica. Posso afirmar que o empreendedorismo é um conjunto de comportamentos e hábitos que todos podem adquirir.

Mesmo sendo um jovem advogado, as atitudes empreendedoras podem ser praticadas e, é necessário para falar a verdade.

ORondoniense: Como começou o Conexão Juridica e quantas pessoas hoje estão envolvidas?

ANDRÉ LUSO – Desde 2006 quando iniciei a advocacia, eu passei pelas mesmas dificuldades dos advogados que hoje compartilho as soluções no treinamento. Apenas em 2013 eu decidi colocar isso no papel e traçar um objetivo claro para o Conexão Jurídica. Eu usava o nome Empreendedorismo na Advocacia (ENA), foram oito turmas presenciais deste curso. Com o tempo, eu percebi que minhas conexões foram aumentando. A cada treinamento um ajuste até criar um método eficaz que eu dividi em os 5 estágios para o sucesso de todo advogado.

Muitas pessoas foram envolvidas no Conexão Jurídica. Muita gente já passou por ele compartilhando insights, me ajudando e muito, desde aquelas que me acomodaram em suas casas e me bancaram financeiramente. Tenho uma imensa gratidão por uma colega hoje advogada de Manaus, que é a Dra. Marie, me ajudou bastante durante minha jornada no Estado. Sou grato a ela por muitas coisas.

Hoje eu tenho uma equipe trabalhando comigo e não trabalhando pra mim, não gosto deste termo. Seus colaboradores precisam respirar junto com você o seu sonho, inclusive a sua família. Tenho o Instituto André Luso com uma equipe fantástica e sou Sócio proprietário da MAC Agencia Digital, uma empresa especializada em marketing estratégico, áudio, visual, em lançamentos de infoprodutos e cursos. Essa equipe também é fenomenal, são responsáveis por todos os meus lançamentos e produtos hoje.

ORondoniense: Este evento é um método de aprendizado?

ANDRÉ LUSO – Sim, um método único que venho aprimorando a cada evento que faço. O aprendizado é contínuo para toda vida. Posso dizer que este método se divide em 5 estágios para o sucesso na advocacia. Eu te convido para participar para conhecer. É algo que nunca presenciou antes. Como digo, sem mimimi, CONHECIMENTO  +  PRÁTICA + REPETIÇÃO.

ORondoniense: Qual a relação do Conexão com o marketing Digital?

ANDRÉ LUSO – Muita é essa relação. Você já parou pra pensar quantas vezes você acessa o Google por dia? Pois é! Eu consigo ouvir daqui sua indagação. Realmente é assustador! Quando você procura por um produto, quando você procura por um endereço, um número de telefone, uma referência, você corre para onde? Para o Google! Confesso, eu também! Sabendo disso, agora pense que potenciais clientes estão buscando por advogados, produtos e empresas como a sua. E agora?

O Marketing Digital traz vários benefícios para os advogados e continua trazendo para meu nome e o conexão Jurídica. Ou melhor, para as marcas que sabem executar com primor suas ações. Com seus esforços voltados para criar oportunidades de novos negócios, sua carreira ou empresa irá receber uma grande demanda. Já vi empresas pararem no meio do caminho, por não terem a “casa organizada” (leia-se empresa).

ORondoniense: Quem pode participar ou você aconselharia que participasse?

ANDRÉ LUSO – O conexão Jurídica foi formatado para advogados e jovens advogados. Recomendo muito que os estudantes de direito já tenham acesso ao treinamento para terem uma visão do que está acontecendo. Eu considero este treinamento como a ADVOCACIA DO FUTURO ou O FUTURO DA ADVOCACIA. Quem não está buscando conhecimento hoje em dia, será engolido pelo mercado. O Conexão Jurídica foi feito para isso, conectar pessoas e levar o conhecimento para os participantes. Não aprendemos sobre os assuntos elencados no evento na faculdade.

ORondoniense: Você acredita que com esta iniciativa a OAB ajuda a advocacia a dar um salto para as inovações promovidas pela tecnologias de comunicação e interação?

ANDRÉ LUSO – Acredito sim. É sempre de muita valia poder contar com a OAB no início da jornada na advocacia, principalmente. Se todas as OABs tivessem essa iniciativa, teríamos uma nova advocacia, que chamo de advocacia do futuro. É preciso criar uma advocacia de valor. Eu vejo muitos advogados perdidos em suas carreiras e, muitos estão desistindo de labutar. Eu venho fazendo um trabalho em paralelo. Já treinei mais de 5 mil advogados no Brasil. Eu tenho 133 mil seguidores que recebem meu conteúdo semanal sobre carreira e empreendedorismo na advocacia. Já imaginou como seria se todos os advogados tivessem acesso ao meu conteúdo digital?

ORondoniense: Como o profissional pode se manter conectado com o Dr André Luso?

ANDRÉ LUSO – Através de meu blog ele irá se manter atualizado com conteúdos, treinamentos e cursos online, totalmente focado na advocacia. Este ano teremos algumas surpresas para os advogados. Um seqüência de livros focados na carreira jurídica. Aqueles que já estão inscritos irão receber um presentinho meu. Então se você é advogado(a), corre lá pra se cadastrar em meu blog www.andreluso.com.br ou envie um email para contato@andreluso.com.br para receber as instruções.

ORondoniense: Em Rondônia você realiza serviços de mentoring ou consultorias?

ANDRÉ LUSO – Sim. Eu venho prestando serviços para algumas empresas, escritórios jurídico e advogados no Estado. A procura é cada vez maior. O ambiente online hoje nos facilita muito para otimizar o tempo e atender clientes em todo Brasil.

ORondoniense: Grata pela sua atenção!?

ANDRÉ LUSO – Eu que agradeço a oportunidade de poder colaborar com todos e, principalmente por também estar aprendendo. Gratidão ao Dr. Andrey por confiar em meu trabalho e, podermos juntos contribuir com os advogados e Advogadas de Rondônia, principalmente.

Gratidão ao ORONDONIENSE pela matéria.