Início Destaques Porto Velho utilizá sistema de tratamento de água fornecido pela Funasa

Porto Velho utilizá sistema de tratamento de água fornecido pela Funasa

O programa é uma solução alternativa simplificada para tratamento de água para consumo humano em comunidades

55
0
?

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, e a Secretária Municipal de Saúde, Eliana Pasini, assinaram na manhã desta segunda-feira, 6, acordo de cooperação técnica com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) para a instalação do programa Salta-Z na capital.

O programa é uma solução alternativa simplificada para tratamento de água para consumo humano em comunidades carentes de água potável. Em Porto Velho, o projeto-piloto será implantado na Vila Princesa devido as análises realizadas pela Divisão de Vigilância Sanitária da Semusa terem apresentado resultados insatisfatórios.

O chefe do Executivo Municipal enfatizou que essa parceira com a Funsa ajudará a Prefeitura a atingir as regiões mais distantes, que ainda não contam com tratamento de água para consumo. “Com isso vamos reduzir os índices de doenças transmitidas pela água”, completou o prefeito. O projeto será implantado em mais três comunidades incluindo o Baixo Madeira,segundo informou Hildon Chaves.

Acordo

A Prefeitura ficará responsável pela instalação da estrutura física para implantação do Salta-Z, assim como a operação e a manutenção. O curso desse serviço é R$ 17 mil.

Já a Funasa fornecerá as unidades da solução alternativa para o Município e os insumos necessários para instalação, além da capacitação dos técnicos, que já iniciou.

Salta-Z

O sistema Salta-Z é uma tecnologia alternativa de tratamento de água para consumo humano com zeólito, elemento que elimina micro-organismos da água, diminui a turbidez e outros metais. É de fácil aplicabilidade, baixo custo de implantação e manutenção. A montagem é artesanal e fácil de operar. A tecnologia foi desenvolvida por técnicos da Funasa e já funciona no Pará.

Da Redação (Com informações da Comdecom)